METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - (ID 57525)
- 360h
Os cursos de pós-graduação na área de educação são voltados para educadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e outros profissionais envolvidos no universo educacional. Além disso, esses cursos atendem a graduados de diferentes cursos interessados em ingressar na área da educação, proporcionando-lhes uma base sólida para atuação no ensino, pesquisa e gestão educacional.
- Duração: 3 a 8 meses
O mercado de trabalho para especialistas em Educação é vasto e dinâmico, com oportunidades em diversas frentes, como instituições de ensino superior, escolas de educação básica, organizações não governamentais, consultorias educacionais e órgãos governamentais ligados à educação. Além de ocupar cargos de docência, esses profissionais também são aptos a desempenhar funções de gestão escolar, coordenação pedagógica, desenvolvimento de currículo, pesquisa educacional e assessoria em políticas educacionais.
Conteúdos
1. A História como disciplina escolar no Brasil
2. O professor-pesquisador e o ensino de História
3. Relações entre saber histórico escolar e saber acadêmico?
4. Perspectivas teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da História e suas implicações no processo
educativo 5A História nas propostas curriculares da Educação Básica
5. Alternâncias metodológicas e elementos didáticos no ensino de História
6. Elaboração e regulamentação dos livros didáticos para o ensino de História
7. Materiais didáticos para o ensino de História
8. Ferramentas analíticas do professor-pesquisador para o ensino de História
9. Projetos pedagógicos para o ensino de História