TEORIAS DA APRENDIZAGEM - (ID 58575)

Os cursos de pós-graduação na área de educação são voltados para educadores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e outros profissionais envolvidos no universo educacional. Além disso, esses cursos atendem a graduados de diferentes cursos interessados em ingressar na área da educação, proporcionando-lhes uma base sólida para atuação no ensino, pesquisa e gestão educacional.

  • Duração: 3 a 8 meses

O mercado de trabalho para especialistas em Educação é vasto e dinâmico, com oportunidades em diversas frentes, como instituições de ensino superior, escolas de educação básica, organizações não governamentais, consultorias educacionais e órgãos governamentais ligados à educação. Além de ocupar cargos de docência, esses profissionais também são aptos a desempenhar funções de gestão escolar, coordenação pedagógica, desenvolvimento de currículo, pesquisa educacional e assessoria em políticas educacionais.

Conteúdos

1. A aprendizagem e o processo de aprender
2. As políticas educacionais e as práticas pedagógicas liberais
3. A escola e as práticas pedagógicas renovadas
4. A escola e as práticas pedagógicas progressistas
5. A teoria de Jean Piaget
6. O desenvolvimento social e a construção do juízo moral
7. A teoria sócio-histórico-cultural do desenvolvimento
8. A teoria de Vygotsky: pensamento e linguagem
9. A teoria de Henri Wallon
10. A teoria de Henri Wallon: emoção, movimento e cognição
11. Emília Ferreiro e a psicogênese da língua escrita
12. A aprendizagem segundo o método montessoriano
13. Célestin Freinet e o método natural
14. A Pedagogia Libertadora de Paulo Freire
15. Madalena Freire e a aprendizagem
16. Bruner e a aprendizagem em espiral
17. Ausubel e a aprendizagem significativa
18. Howard Gardner e a Teoria das Múltiplas Inteligências
19. Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências
20. Teorias da aprendizagem e a formação de professores